Linguagem em ação

Este blog tem como objetivo, criar espaço para o debate, discussão e contribuições linguísticas, literárias e de linguagem. Participem!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Faz tempo...

Tenho deixado de lado o meu blog e isso me faz sentir-se mal, desmotivado e sem inspiração...mas  será que preciso inspirar-me para poder escrever sobre a linguagem? O dia-a-dia, as diferentes manifestações linguísticas servem de inspiração...não acham?
Faz tempo que tenho de comentar...embora eu não concorde muito com o que a Gramática impõe, gostaria de comentar algo que me deixa triste ao ouvir..."Fazem cinco anos" "Fazem anos que não os vejo"...por que as pessoas insistem em concordar esse verbo com a relação de tempo, quanto maior o tempo, maior a confusão...rs Faz um ano, Faz cinco anos e assim por diante...
Outra coisa que me irrita...quem fala agora é o meu diabinho gramatical...é o uso da expressão "os mesmos", estou chegando a conclusão de que quando as pessoas não têm o que dizer, ou acham que utilizar elementos de referênciação, seja ele direto ou indireto, como o uso de pronomes ou atributivos, referências nominais, espacial entre outros, estão fora da moda, finalizam o período com a expressão "os mesmos". Vamos analisar essa expressão...
"Os mesmos" tem uma relação de cumplicidade, ou seja, teoricamente alguém age e um outro alguém age de forma a compactuar com a ação desse alguém, seria o uso mais lógico, não de adição, redundância como costumam utilizar. Por exemplo: Marina comeu o bolo. Ela o fez semana passada. Eu já vi construções assim: Marina comeu o bolo. A mesma o fez semana passada. Utilizar a referência pronominal "Ela" está fora de moda? Não se iludem...o modismo está ditando construções errôneas...No exemplo acima a expressão "a mesma", faz referência à Marina, mas o correto seria utilizar a referência pronominal, na oralidade veríamos como uma inadequação...
Pessoas, prestem atenção, esses termos devem acompanhar os substantivos, não substituí-los! é difícil de entender? ...eu sei que é...risos. Uma construção correta usando o termo "mesmo" seria:  "Foi pelo mesmo carinho" o que nos faz inferir que várias  pessoas reagiram motivados por um único, igual sentimento
carinho... Agora, voltando ao exemplo da moça do bolo...risos...alguém compactua com a ação de Marina? Para que sermos redundantes? ...sei que voltarei a falar a respeito disso...porque faz tempo que esse diabinho gramatical não pertuba o anjinho linguísta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário,muito contribui...obrigado!
Wagner