Linguagem em ação

Este blog tem como objetivo, criar espaço para o debate, discussão e contribuições linguísticas, literárias e de linguagem. Participem!

sábado, 1 de maio de 2010

Vocabulário, vocabulários...

Somos bombardeados diariamente com novas expressões em função dos diferentes contextos de uso...Se utlizamos os diferentes termos em seus respectivos contextos de produção, tudo bem, somos bem vistos e aquilo que poderia ser compreendido como uma "verborréia" tecnicista ou mesmo um "latinismo" sem propósito, passa  a ser aceito, pois passa pelo crivo da aceitação, da aceitação social...
Hoje é muito comum encontrarmos expressões do meio virtual presentes nas diferentes situações de uso, sejam elas na dimensão oral ou escrita.
O vocabulário da língua portuguesa, ganha e muito com essas abordagens contextuais e típicas descontextualizadas e não percebemos isso de imediato. Por exemplo, o verbo deletar, de origem latina, "deletare", está presente nos teclados dos computadores e as pessoas o utilizam com maior intensidade no ambiente virtual..." deletei aquele post", " o deletarei do orkut" e assim vai... Mas será que exprime o mesmo efeito de sentido de apagar?
Nós apagamos dos nossos corações, quando queremos -deixarei isso bem claro -  mágoas e sentimentos ruins, mas existe um questionamento...ao apagar um sentimento, o efeito de sentido seria o mesmo de deletar?...seria mais fácil selecionar e depois excluir, logo, o processo ficaria  mais técnico e prático e essa percepção é elucidada pelo verbo deletar, que nos exprime a ideia de definitivo ou pseudo definitivo, pois no meio virtual, tudo é possível, mas tudo bem(...) ...ao contrário o processo ficaria mais emotivo ao utilizarmos o verbo apagar, pois você teria  de escolher por onde começar a executar a ação...e geralmente o processo é penoso e às vezes autodestruítivo...temos dificuldades de apagar sentimentos...por isso, optem por deletar, a objetividade do processo nos distancia das lembranças... Bem essa é apenas uma divagação a respeito de um item, mas temos outros...Por exemplo, você quer conversar com uma pessoa que ao invés de conversar, quer twittar qual  o problema em conversar, é mais fácil teclar, tc?...algumas pessoas forgetem de fazer atividades,  e quando eu digo que precisamos nos ressignifazer, me perguntam, o que é isso? Palavrão?
...a esse verbo dedicarei uma postagem especial...aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário,muito contribui...obrigado!
Wagner