Linguagem em ação

Este blog tem como objetivo, criar espaço para o debate, discussão e contribuições linguísticas, literárias e de linguagem. Participem!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Voltei...Ressignifazer o quê?

Nossa, quanto tempo não apareço por aqui...Depois que retornei da Argentina, tantas coisas aconteceram: mudança de emprego, felicidade, felicidade e mais felicidade...acabei deixando um pouco de lado minhas reflexões linguísticas, mas após pedidos de alunos, eis o sentido da palvra RESSIGNIFAZER...

Ressignifazer é o ato de transformar, refazer por meio da reflexão. Não trata-se apenas de mudar a forma, mas orientar essa mudança por meio da efetiva reflexão, de modo a assegurar análise  e percepção acerca dos sentidos construídos no processo de interação.
Trata-se de um vocábulo não muito utilizado, o que é uma pena, pois ressignifazer  a vida deveria ser um ato permanente e inerente a todos os seres humanos (se bem que eu acredite que assim seja, quem dera todos pensassem assim).

O termo pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é...procurem olhá-lo com esmero e dedicação...
A conjugação segue a mesma do verbo fazer, logo, a justaposição prefixal é mantida:

Tempo presente   
Eu RESSIGNIfaço
Tu RESSIGNIfazes

         Pretérito Perfeito          
Eu RESSIGNIfiz   
  Tu RESSIGNIfizeste

Futuro
Eu RESSIGNIfarei
Tu RESSIFNIfarás

Continue conjugando e amplie seu vocabulário...

Nos vemos por aí!

Um comentário:

  1. Ola Professor Wagner...Demorou para colocar o significado da palavra "Ressignifazer" no seu blog.Que palvra mais dificil de ser encontrada,hein.Sou seu aluno do ITB do Parque Viana,Curso Informática.Nos vemos hoje na segunda aula... Até maiss... FUUUUIIIII.

    ResponderExcluir

Seu comentário,muito contribui...obrigado!
Wagner