Linguagem em ação

Este blog tem como objetivo, criar espaço para o debate, discussão e contribuições linguísticas, literárias e de linguagem. Participem!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

E o que o coco tem a ver com isso? - o novo acordo ortográfico II

Faz tempo que não venho fazer minhas confissões, desilusões e desabafos linguísticos, pois o meu trabalho tem sugado tudo de mim...mas reconheço que não posso deixar de lado algo que ainda me dá prazer, discutir a linguagem e sua riqueza sígnica.
A semana que passou tive muitas decepções linguísticas, mas não me atentarei a falar a respeito delas, não quero polemizar muito...Quero desabafar algo que me fez refletir e muito, ainda mais porque faço parte do grupo de linguístas que lutam pelo fim do acordo ortográfico, acordo esse que pouco contribui para a unificação da língua portuguesa entre os países lusófonos...Em  aula, explicando a determinação do do fim do acento circunflexo e suas exceções, nos atentamos a  um fato que no mínimo será constrangedor e possilitará problemas de compreensão nas séries iniciais, trata-se da diferença, a sutil diferença entre o coco( fruta) e coco (fezes), algo que sem o acento diferencial será complicado estabelecer uma diferença sem despetar risos. Assim, pisei no coco - se o contexto não enfatizar a questão do odor fruto dessa ação desastrosa, a pessoa pode ter pisado na fruta. E se a pessoa ao caminhar pega o coco no chão, ou derruba o coco, poderemos entender que ela teve diarreia...prefiro nem pensar mais porque tudo isso me deixa nervoso e  sem resposta para o questionamento título desse post, todavia tenho a esperança que as pessoas passem a se valer de sinônimos para representar suas ações, ainda mais nesse contexto tão orgânico...
Tenho muito a dizer, mas o que eu mais queria agora era uma água de coco para me tranquilizar, porque senão...acho melhor tomar um outro suco para evitar qualquer interpretação equivocada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário,muito contribui...obrigado!
Wagner